Os alunos do 1º ao 9º ano são recebidos às 7h30 pelo professor regente, na porta da sala de aula. Cada um recebe um bom dia e um aperto de mão afetuoso. Para iniciar as atividades, os alunos postam-se atrás das suas carteiras e, com o professor regente, recitam o verso da manhã. Este verso traz força e confiança, inspirando nos alunos o gosto pelo aprender.
Seguem então para uma roda rítmica, embalada por recitações, trava-línguas, canções ou jogos referentes à época trabalhada. O conteúdo da matéria que está sendo estudada permeia as atividades e brincadeiras na roda.
Às 9h20 é a hora do conto. Nos minutos que antecedem o lanche, o professor narra uma história, ou parte dela, para que os alunos possam alimentar a alma. Estes contos, assim como os conteúdos apresentados, seguem um currículo específico devidamente organizado e cuidado para que seja adequado a cada etapa de desenvolvimento da criança. A Pedagogia Waldorf é muitíssimo cuidadosa com isso.
Após o recreio, as crianças têm as aulas com os professores das matérias especiais. Inglês, alemão, música, trabalhos manuais, jogos, pintura, desenho, marcenaria e jardinagem fazem parte das matérias especiais na Escola Waldorf Turmalina.
Contribuir para desenvolver seres humanos saudáveis, tanto física, mental e emocionalmente, felizes, capazes de pensar por si, permeados de amor e reverência pelo mundo, cheios de vontade para aprender e servir – este é o olhar do currículo Waldorf.
Como acontece o ensino em Épocas?
As Épocas, na pedagogia Waldorf, são períodos de 3 ou 4 semanas em que os alunos e o professor regente mergulham em um tema. Época de História, época de geografia, época de matemática, época de ciências, entre outras. São tempos em que a turma vive o conteúdo. O professor é quem apresenta os temas. Isto é feito da forma mais dinâmica e artística possível. Ele conta, narra, mostra – seja com imagens ou histórias, por isso é bem vivo. Somente depois de sentir o que foi mostrado, é que o aluno é convidado a pensar sobre aquele conteúdo. E após ter pensado, refletido e estabelecido relações, é que ele vai registrar o que apreendeu. Em seu caderno, o aluno pode escrever ou ilustrar, e assim exercita sua vontade, trabalhando. Os cadernos dos alunos Waldorf são os seus livros, construídos por eles próprios, com tudo aquilo que eles realmente conhecem.
O professor regente acompanha sua classe do 1º ao 8º ano, ministrando essas Épocas.
Currículo Ensino Fundamental
Além das matérias descritas abaixo são contempladas também Educação Física, Marcenaria, Alemão, Inglês, Trabalhos Manuais, Artes Visuais e Música.
1° ano
Língua Portuguesa
Linguagem oral: exercícios de fala com movimentos rítmicos e gestos, dos versos das letras introduzidas. Ouvir e recontar contos de fada.
Escrita: introdução das letras maiúsculas por meio de frases, palavras e letras; cópia e exercícios que levam à escrita independente.
Gramática: Cultivo da linguagem correta.
Narração: Contos de fada.
Matemática
Os números são apresentados, dando ênfase às suas qualidades específicas, sua relação com o mundo, a natureza, com maior detalhe do número 1 ao número 10, tomando a unidade como ponto de partida, que se fragmenta, relacionando-se com as partes. Pode-se também introduzir os algarismos escritos começando pelos números romanos, por serem eles menos abstratos que os algarismos (números indo-arábicos).
As quatro operações fundamentais são apresentadas, sempre utilizando recursos palpáveis/materiais (pedras, sementes etc.) para a compreensão de cada uma. A relação concreta com a Matemática requer também o elemento do movimento.
Dá-se início aos primeiros cálculos mentais, com soma e subtração. Contagem no intervalo de 1 a 100. Adivinhar números. Primeiros exercícios de cálculos mentais.
Ciências Naturais e Biologia
O currículo de Ciências Naturais e Biologia ainda não aparece formalmente nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, mas é contemplado informalmente com vivências acerca da natureza.
Geografia
O currículo de Geografia ainda não aparece formalmente nos três primeiros anos do ensino fundamental, mas é contemplado informalmente com a vivência da lateralidade, jogos espaciais e geografia corporal, e domínio espacial nas superfícies planas como folhas de cadernos.
História
Os Contos de fadas
Contos da História Universal
É o primeiro contato do aluno do ensino fundamental com o contar e recontar histórias. As histórias de contos de fadas são elaboradas com enredos que comportam estruturas de narrativas completas com início, apresentação de personagens em crise que movimenta uma ação e um desfecho.
2º Ano
Língua Portuguesa
Linguagem Oral: versos curtos de fábulas falados em coro; dramatização em coro, de lendas da vida dos santos.
Escrita: letra de forma minúscula; cópia de frases e textos curtos; estímulos ao desenvolvimento da vontade própria para escrever; escrita de frases e textos curtos dos conteúdos aprendidos.
Gramática: exercícios para a percepção da diferença de palavras que expressam objetos e ação; percepção do estilo de entonação de frases afirmativas, exclamativas, interrogativas e negativas.
Leitura: leitura em coro do que foi escrito, como estímulo à vontade de ler independentemente.
Narração: fábulas e lendas dos santos, contos da natureza.
Matemática
Continuidade dos exercícios de cálculos mentais.
Ano em que as tabuadas são apresentadas (usando canções, ritmos, saltos, desenho de rosáceas, jogos que auxiliam a memorização). As operações de soma e subtração são reforçadas e mais praticadas, assim como a multiplicação e divisão, sem ainda, para essas duas, se fazer a ‘conta armada’.
Anotação escrita das operações do ponto de vista analítico e do ponto de vista sintético.
Ciências Naturais e Biologia
O currículo de Ciências Naturais e Biologia ainda não aparece formalmente nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, mas é contemplado informalmente com vivências acerca da natureza. No 2º ano há uma época que trata do ciclo da água e outra sobre as estações do ano.
Geografia
O currículo de geografia ainda não aparece formalmente nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, mas é contemplado informalmente com a vivência da lateralidade, jogos espaciais, geografia corporal e domínio espacial nas superfícies planas, como folhas de cadernos.
História
Fábulas e Lendas dos santos
É uma continuação natural dos enredos dos Contos de fadas, mas que agora, no caso das fábulas, as próprias personagens têm íntima relação com a causa das crises. As personagens zoomórficas das fábulas se deixam levar por seus desejos e instintos.
O outro polo do contar histórias no 2° ano Waldorf se refere às lendas dos santos.
Narrativas biográficas e lendas que pontuam a vida dos Santos da Igreja Católica. Essas histórias mostram a superação desses desejos, instintos e a soberania do homem sobre eles.
3º Ano
Língua Portuguesa
Linguagem Oral: cultivo do ritmo e da melodia nos textos e do belo na fala, por meio de conteúdos relacionadas às narrativas do Antigo Testamento, às profissões e à atuação do homem na terra.
Escrita: pequenas redações independentes, relacionadas às matérias. Cópias com precisão e letras com traços firmes; zelar pela ortografia, a partir do ouvir. Introdução à letra cursiva.
Leitura: leitura dos próprios textos; leitura de textos conhecidos e desconhecidos. Sugestão de leitura da Coleção “O cachorrinho Samba”, entre outras.
Gramática: identificação das três classes primordiais de palavras: verbo, adjetivo e substantivo. Olhar para o verbo como palavras que trazem movimento; os adjetivos como palavras que qualificam e os substantivos como palavras que nomeiam. Observação da melodia da frase para a percepção da pontuação gramatical. Sinais de pontuação. Gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo). Antônimos e sinônimos.
Narração: O Antigo Testamento.
Matemática
Continua-se a praticar e firmar as tabuadas. Iniciam-se as operações matemáticas com conta armada. Chega-se ao conceito de unidade, dezena, centena, milhar, etc. Com imagens que facilitam a compreensão; adição e subtração de números com vários algarismos; cálculos mentais.
Ciências Naturais e biologia
No 3º ano, os alunos vivenciam plantio de cereais, com preparação de solo, semeadura e colheita. Na época da casa, aborda-se o habitat de diferentes bichos e suas relações com os diferentes ambientes onde vivem. Mas, será somente no quarto ano que esta disciplina aparece formalmente pela primeira vez.
Geografia
O currículo de geografia ainda não aparece formalmente nos três primeiros anos do ensino fundamental, mas é contemplado informalmente com a vivência da lateralidade, jogos espaciais, geografia corporal e domínio espacial nas superfícies planas como folhas de cadernos.
História
As Histórias do Antigo Testamento.
A partir do Pentatenco, (5 primeiros livros da Bíblia Sagrada), as histórias do Antigo Testamento contam um enredo completo da cosmogonia até a estrutura de grandes civilizações como a egípcia e a persa.
4º Ano
Língua Portuguesa
Linguagem Oral: exercícios para “vivência de espaço e tempo”. Recitação de conteúdos das matérias. Métrica: aliteração. Exercícios de fala utilizando provérbios.
Gramática: vivência das relações de espaço e tempo, por meio da conjugação dos verbos regulares no modo indicativo; pronomes pessoais; vivência de preposições, artigos, numerais, advérbios, interjeições. Trata-se da flexão (grau, número e gênero) dos adjetivos e substantivos.
Escrita: pequenas cartas comerciais.
Leitura: livros relacionados ao conteúdo de história e geografia.
Narração: contos mitológicos germânicos e lendas indígenas.
Matemática
Recapitulação das 4 operações, multiplicação e divisão com mais de um dígito. Problemas. Trabalham-se pesos, medidas e número decimal sob forma de fração. Introdução das frações. Dá-se início às operações com frações.
Ciência Naturais e biologia
Antropologia: imagem geral do homem, segundo Rudolf Steiner. Zoologia: homem como síntese do mundo animal. Os animais em relação à cabeça (polvo), ao tronco (rato) e aos membros (cavalo).Os animais em relação aos sistemas neuro-sensorial (águia), rítmico-respiratório (leão), metabólico-motor (vaca).O reino dos mamíferos e a relação com seu habitat.
Geografia
A disciplina é introduzida neste ano a partir de seu entorno, ou seja, da cidade ou bairro onde se encontram seus alunos, até chegar ao Estado do Paraná. Geografia física: hidrografia, relevo, vegetação. Estuda-se as representações gráficas, rosa dos ventos, simbologia de mapas, algumas lendas da região e a inter-relação do ser humano com a natureza regional, fatores econômicos a partir da história da região e condições psicossociais daquele povo.
História
Mitologia Nórdica. A Mitologia dos povos do Norte da Europa contam um enredo completo sob outro aspecto e cultura. Os conflitos de deuses e homens e o desfecho de uma história de muitos mundos ao longo de eras até atingir um equilíbrio de forças. História do Brasil: a história da formação de Curitiba e do estado do Paraná. A História dos povos brasileiros pré-Cabral. A chegada do Homem europeu no Brasil sob a ótica do nativo indígena. As culturas e povos indígenas no Brasil. As Bandeiras. Os Jesuítas.
5º Ano
Língua Portuguesa
Linguagem Oral: recitação dos conteúdos relacionados à História Antiga e seus mitos e à geografia do Brasil. Métrica: hexâmetro grego.
Gramática: formas nominais dos verbos (gerúndio, particípio e infinitivo); discurso direto e indireto; construção de frases na voz ativa e passiva.
Morfologia: revisão e aprofundamento nas classes de palavras: superlativos, aumentativos, diminutivos, substantivos coletivos e adjetivos pátrios. Primeiras regras de acentuação.
Leitura: contos geográficos, históricos, e textos relacionados às demais matérias e literatura geral relacionada à idade.
Narração: contos mitológicos relacionados à Índia, Pérsia, Babilônia e Grécia.
Matemática
Treino constante de cálculos mentais e combinações das 4 operações. Continuidade no ensino das frações (as 4 operações, ampliação, simplificação, comparação). Introdução do número decimal, medidas expressas em números decimais. Problemas. Pode-se dar início ao estudo das expressões numéricas. Noções de geometria à mão livre. Figuras geométricas (triângulos, círculo, quadrado, retângulo).
Ciências Naturais e biologia
Antropologia e Botânica: a imagem do homem como uma planta invertida. Estudo da evolução dos reinos botânicos (fungos, algas, liquens, musgos, samambaias, plantas coníferas, plantas com flores).
Geografia
Amplia-se no espaço geográfico. Do estado ao país. Geografia Política: Estados do território nacional a partir de seus biomas, ou grandes regiões geográficas, considerando a geografia física, social e cultural de cada região.
História
Civilizações do Mundo antigo: Índia, Pérsia, Mesopotâmia, Egito, Caldéia e Grécia.
No 5° ano Waldorf ocorre a passagem do que é Mitologia para a história factual de cada uma dessas civilizações. Dos deuses aos semi-deuses até chegar ao homem e seus impérios.
Somente a partir da história da jornada de Gilgamesh, escrita na Babilônia, na forma de escrita cuneiforme, é que se pode encontrar registros literários acerca da presença do homem na história.
No Egito, comtempla-se as dinastias dos Faraós e toda exuberância da civilização egípcia nos seus aspectos culturais, sociais e políticos.
O ponto de total distanciamento dessa amálgama entre mito e realidade se dá no estudo da civilização grega.
A formação das culturas brasileiras, seus povos e o meio em que vivem.
O estudo das 5 regiões brasileiras em todos os seus contextos (social, político, cultural, artístico).
6º Ano
Língua Portuguesa
Linguagem Oral: recitação em coro e em falas individuais sobre temas relacionados à História e Geografia.
Redação: descrição, reprodução, cartas, diálogos. Uso intensivo de frases optativas e de admiração.
Gramática: conjugação dos modos: imperativo e subjuntivo simples. Representação gráfica dos termos integrantes e acessórios da oração. Verbos auxiliares, períodos simples. Vivência de orações coordenadas e subordinadas relativas. Acentuação gráfica; pontuação; encontros consonantais e vocálicos. Aprofundamento dos advérbios.
Leitura: livros relacionados às matérias de época.
Narração: contos heróicos romanos, contos medievais, cenas da História.
Matemática
Continuar constantemente com os cálculos mentais. Recapitulação: cálculos com números naturais, números decimais e frações. Matemática financeira – razão e proporção, porcentagem. Expressões numéricas. A geometria no 6º ano faz uso do compasso, régua, esquadros e transferidor, deve, no entanto, ser uma geometria da admiração. A exatidão e a beleza das figuras geométricas devem ser seus mestres, conduzindo, ao mesmo tempo, a uma consciência mais elevada. Partindo do círculo, descobrir as figuras: triângulo, hexágono, quadrado, losango, paralelogramo, trapézio.
Problemas básicos: perpendicular pelo ponto médio, bissetriz, traçados de perpendiculares, deslocamento de paralelas. Os diversos ângulos.
Ciências Naturais e biologia.
Mineralogia: placas tectônicas; deriva continental; formação dos vulcões; ciclo das rochas: identificação e diferenciação das características das rochas ígneas, das rochas sedimentares e das rochas metamórficas.
Entomologia: características e identificação de insetos sociais (abelhas, formigas, vespas).
Geografia
Continente americano: geografia política e humana; formação do solo, mineralogia (em relação direta com a vegetação). Condições celestes, ou seja, astronomia. Como as condições climáticas caracterizam a região terrestre enquanto as condições celestes são dependentes da posição da Terra.
Física
Acústica: fenômenos básicos (timbre, vibração, altura, volume, ressonância, vivência de intervalos); observação de instrumentos acústicos e da acústica em ambientes; estudo da voz humana e da função da laringe.
Óptica: luz e sombra; contraste claro-escuro; fontes luminosas; pós-imagens (cores complementares); sombras coloridas; eclipses.
Magnetismo: introdução deste tema associado à mineralogia, contando a respeito da pedra magnetita; magnetização de elementos contendo ferro; tipos comuns de imãs, bússola (conceito dos pólos, leis de atração e repulsão, discussão a respeito do campo magnético da Terra).
Eletricidade: introdução ao tema partindo de manifestações de atração e repulsão da eletrostática, fenômeno produzido pela fricção.
Termologia: contraste entre quente e frio; fontes de calor; possibilidade de produzir o frio (sem detalhamento técnico); combustão e fricção; efeitos do aquecimento em várias na natureza, e do calor próprio do corpo de vários animais (de sangue frio e quente) e do homem.
História
A História da formação da cultura clássica ocidental.
Contada desde a chegada de Enéias à costa da península itálica (descrita por Virgílio), passando pela estruturação do Império Romano, a ascensão até a queda do império, o senado e o parlamento.
Dentro desse longo período, alguns episódios ganham destaque, como a expansão do Império por Júlio César, o evento de Jesus Cristo como Senhor da História e divisor do tempo em a.C./ d.C e da divisão da ética e princípios vigentes entre oriente e ocidente; e depois com Constantino, o Grande, a fundação do Sacro Império.
Aborda-se a Alta Idade Média, com todos os seus aspectos sociais e culturais, adentrando o mundo dos mosteiros e dos feudos (englobando as habitações, o modo de vida e os conflitos). Os povos pré-Colombianos nas Américas Central e do Sul. Os Olmecas, Astecas, Incas e Maias. Francisco de Orellana.
7º ano e 8º ano
Língua Portuguesa
Linguagem oral: leituras dramáticas e apreciação de textos voltados à preparação do teatro.
Gramática: aprofundamento da sintaxe, morfologia e períodos compostos.
Leitura: livros relacionados aos momentos históricos desenvolvidos nas épocas (ficção ou factuais). São sugestões de leitura: 1808, Os miseráveis, entre outros, relacionados à idade.
Escrita: relatos objetivos e livres de julgamento dos experimentos de física e química.
Narração: cultura dos povos, biografias de pessoas ligadas à medicina, física, química, poética, arte e política.
Matemática
Recapitulação: frações, raiz quadrada, equações, exercícios práticos. Álgebra elementar: multiplicação e divisão de polinômios, equações lineares, problemas com uma incógnita, transformação de fórmulas com área, volumes, retângulos, paralelogramos, triângulos, cubos, pirâmides. Geometria: construção de triângulos com altura, mediana e bissetriz; descrição de construções geométricas. Continuação do estudo do Teorema de Pitágoras.
Ciências Naturais e Biologia
Sistema muscular. Sistema ósseo. Sistema nervoso. Constituição interior dos órgãos dos sentidos, por exemplo: “construção do olho”.
Geografia
Ásia e Oceania: abordagem das relações espaciais entre as características naturais (domínio de relevo, climáticos e vegetacionais) e as formações sociais (cultura, organizações políticas e econômicas). A abordagem espacial, observada a partir do Sítio (localização absoluta do lugar), Situação (organizações sociais relativas aos ambientes naturais) e posição (universo relacional dos âmbitos políticos, econômicos e cultural).
Física Hidráulica: princípio de Arquimedes; pressão da água, pressão atmosférica e barômetro. Magnetismo: efeitos magnéticos da corrente elétrica, campainha elétrica, telégrafo e transmissão de notícias como o auxílio do código Morse. Óptica: estudo dos aparelhos de uso diário; descrição de lupas, microscópios e óculos. Acústica: condução do som, frequência e intervalos; ressonância e ondas sonoras; velocidade do som. Termologia: transmissão, condução por convecção e radiação; garrafa térmica; termostato.
Química
Processo do trigo (do grão à farinha). Diferentes tipos de cereais e técnicas de moagem. Extração do amido da farinha, da batata. Qualidades e características do amido. Diferentes processos para se ter amido. Reação do iodo sobre o amido. Carbonização. A proteína. O açúcar. A fermentação. Gorduras e óleos. Fabricação de sabão. Celulose (feitura de papel). Produção de açúcar de beterraba. Alimentação adoçada como problema cultural.
História
O Absolutismo (Luis XIV). O Iluminismo. Os Séculos de Revolução. A Revolução Inglesa. O êxodo rural. O crescimento dos Burgos. As Urbes. A Influência dos Estados Unidos. A Revolução Francesa. As fomes gerais da Europa. O Barroco como apontador do contraste social dos séculos XVI e XVII. As colônias Inglesas no oriente e na África / Revolução Industrial ( O tear a vapor, locomotiva, etc.). As Guerras Napoleônicas. 1808 e a fuga da Família Real portuguesa para o Brasil. Tempos de recessão e glória na Europa. A segunda Revolução Industrial. Os Impérios Austro- Húngaro e da Rússia. A primeira Guerra Mundial. A Revolução Russa. Os movimento totalitário na Europa (nazismo, fascismo). Escravatura. Ciclo do Ouro. Ciclo da Borracha. Ciclo do Café. A Inconfidência e o Martírio de Tiradentes. História do Brasil Império (D. Pedro I, D. Pedro II). O Barroco Mineiro nas Artes. República brasileira.
9º Ano
Língua Portuguesa
Teoria da língua: revisão e aprofundamento; morfologia; período simples e período composto; significação e estrutura das palavras; processo de formação de palavras.
Teoria da comunicação: reflexões sobre a linguagem; funções da linguagem; comunicar para ser entendido: o texto escrito, o texto oral.
Literatura: conceito de literatura; gêneros literários.
Leitura: obras ilustrativas dos gêneros literários, adequadas ao momento do aluno do 9° ano; obras biográficas, diários, cartas.
Prática: redação (exercícios de escrita e exercícios orais). Descrição (a perspectiva, a exploração dos sentidos, objetividade e subjetividade); Narração (a criação de personagens, o ponto-de-vista).
Matemática
Pode-se iniciar com combinações e probabilidades. As equações continuam a ser estudadas e aprofundadas. Ao lado disso, existe toda sorte de cálculos periódicos que levam o aluno à uma intensificação do exercitar. Há ainda os cálculos de áreas e volumes. Os alunos podem usar, em situações apropriadas e pela primeira vez, a calculadora. Recapitulação: números naturais, inteiros e racionais, o mínimo múltiplo comum, o máximo divisor comum, critérios de divisibilidade. As operações básicas aplicadas a polinômios e frações. Potenciação e radiciação. Conjunto dos números reais e números irracionais. Proporcionalidade direta e indireta aplicada em vários domínios da vida prática (porcentagem, juros, etc.). Conhecimentos e habilidades na álgebra elementar: equações lineares com 2 e 3 incógnitas. Equação do 2º grau. Análise combinatória: permutação, combinação, variações. Geometria: revisão dos ângulos e tipos de ângulos. Teorema dos ângulos centrais e periféricos, Teorema de Tales, a reta de Euler. Aprofundamento do cálculo de áreas. Ampliação do teorema de Pitágoras pelas relações métricas no triângulo retângulo. Estudo do círculo (circunferência, área). Geometria espacial. Trigonometria.
Ciências Naturais e Biologia
Sistema sensorial aprofundado. Anatomia. Citologia. Dentária comparada.
Geografia
Geologia como esqueleto da Terra. Geologia Estrutural e Geotectônica. Forma e distribuição dos continentes e oceanos; montanhas de dobramento recentes; constituição da crosta da Terra (oceânica e continental) – da deriva dos continentes à tectônica de placas; petrologia (ciclo das rochas); camadas geológicas, o tempo geológico e a história da Terra; transformação do relevo por processos exógenos. Estudo dos Polos. A conquista das mesmas. A Fauna e Flora locais, além dos povos primitivos do polo norte, os Inuítes.
Física, Temperatura e escalas termométricas; calorimetria: fluxo de calor; propagação do calor; calor sensível e latente; mudanças de estados – leis; capacidade térmica; trocas de calor; dilatação de sólidos: linear, superficial e volumétrica; dilatação de líquidos; comportamento de gases; funcionamento de máquinas térmicas, motores e usinas.
Química
Revisão dos temas de sétimo e oitavo ano, sob enfoque mais científico. Combustão e oxidação.
O ar: composição, respiração, fotossíntese, metabolismo, tempo de oxidação, dióxido de carbono, poluição, J. Priestley (descoberta e propriedades do oxigênio), Lavoisier (oxidação como absorção de oxigênio).
Química orgânica: açúcar, amido e celulose. Sulfurização. Produção de papel. Produção de carvão. O processo de carbonização. Petróleo (formação, características, utilização pelo homem).
Fermentação: tipos e propriedades, destilação, riscos do uso inadequado, toxicidade do metanol, ácido acético, aeróbica-anaeróbica.
Éter: produção e propriedades, perigos do manejo.
Gorduras: saponificação.
História
O século XX. A Ascenção de Hitler. A segunda guerra mundial. A Guerra fria. Capitalismo e Comunismo no mundo. A questão social dos países do 3° mundo. As ditaduras nas Américas. Revolução Hippie/Guerra do Vietnã. A luta contra a ditadura (o momento de 1968). Queda do muro de Berlim. Globalização/mundo contemporâneo. Getúlio Vargas. Luís Carlos Prestes. J. K. e a fundação de Brasília. Ditadura Militar. Anos de abertura. Diretas já. Movimentos contemporâneos (Collor, FHC, Lula, Dilma).